Projeto “A Horta da Lelê” leva educação ambiental para as escolas infantis
O projeto “A Horta da Lelê” surgiu em 2017, quando a Lelê – a pequena Letícia na época com cinco anos, na companhia do seu pai Fagner tropeçou em uma garrafa PET jogada no meio do Jardim Botânico de Americana, município de Campinas – SP. Ao ver aquela garrafa PET no chão, a pequena Letícia perguntou ao pai o que poderia fazer com ela. Pensativo, Fagner sugeriu a ideia de cultivar uma horta 100% orgânica dentro da garrafa.
A garrafa então foi levada para casa e dentro dela foram cultivados os primeiros brotos de alface da Lelê. No entanto, a horta que até então se limitava a casa de Letícia começou a ultrapassar os limites de sua residência.
Nos meses seguintes, Fagner, rascunhando as inúmeras possibilidades de como levar a sustentabilidade e a conscientização ambiental para outras crianças, trouxe à vida o Projeto “A Horta da Lelê”, que inicialmente começou em forma de livro infantil.
O livro “A Horta da Lelê” foi lançado em 2017 pela editora Adonis. A obra ilustrada narra toda a história da garrafa PET que a Lelê encontrou no Jardim Botânico de Americana até o passo a passo de como criar uma horta 100% orgânica no material encontrado.
Em 2018, o projeto se estendeu para as escolas infantis impactando na prática inúmeras crianças. Nos ambientes escolares, as professoras inicialmente realizavam a leitura do livro “A Horta da Lelê” e assim que a leitura era finalizada, Fagner e sua filha Lelê apareciam para as crianças com diversos materiais de jardinagem (terra, argila expandida, mudas de alface, etc), garrafas PET, caixas de leite e demais recipientes recicláveis.
Dependendo do terreno da escola, a horta 100% orgânica era montada diretamente no solo, possibilitando estender o cultivo para outras plantas como rúcula, espinafre, beterraba, cenoura, cebolinha e etc.
Desde o início, o projeto “A Horta da Lelê” já passou por mais de 20 cidades, incluindo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, e impactou mais de 10.000 crianças.
O projeto tem como objetivo levar a educação ambiental, além de pregar a importância de realizar uma alimentação mais saudável e orgânica.
Em 2020, por conta da pandemia, Fagner e Lelê mergulharam de cabeça nas redes sociais e procuram disseminar todo o projeto por meio da realização de inúmeras Lives. Essa comunicação digital por sua vez ultrapassou os limites do território brasileiro e conseguiu atingir países como Portugal e Argentina.
Para um futuro próximo, Fagner e Lelê desejam levar o projeto “A Horta da Lelê” e suas respectivas aulas de educação ambiental para inúmeras crianças do Brasil. Ambos também desejam estender as atividades para o exterior, afinal, os primeiros laços já foram criados nas Lives realizadas com Portugal e Argentina.
Você pode entrar em contato com o projeto “A Horta da Lelê” por meio do telefone (19) 98198-3837
E aí, o que você achou do projeto “A Horta da Lelê”? Gostou!? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possam conhecer o projeto.