Anúncio

Os Pets podem transmitir Covid-19 para humanos?

Os Pets podem transmitir covid-19 para humanos?
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Com a chegada do COVID-19 no Brasil, muitas pessoas que tem animais de estimação começaram a ficar preocupados e com dúvidas se essa nova doença pode transmitir para os nossos Pets ou eles podem transmitir para nós.

O Corona Vírus já existia para alguns animais

Já existia o coronavírus canino (CCoV), coronavírus felino (FECV e FIPV) e de outras espécies também, porém, eles não são transmissíveis para os humanos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o COVID-19 não transmite de ser humano para o animal e nem de animal para o ser humano, até o momento.

No entanto precisamos tomar cuidado, pois, se uma pessoa que esta com o COVID-19 espirra perto do animal, tosse, ou até mesmo beija, o vírus pode ficar nos pelos, focinho ou em qualquer parte do corpo (lembrando que o vírus sobrevive até 9 dias em uma superfície) e pode acontecer de alguém que não esteja infectado e tenha um contato próximo com o animal fique contaminada.

Portanto não é indicado que pessoas que estejam contaminadas fiquem perto de seus pets, devemos protegê-los para que não ocorram situações como essa.

Na china um cão de uma tutora que estava contaminada pela doença foi testado como fracamente para o COVID-19, porém, o animal não apresentava nenhum sintoma, então não se sabe se o animal realmente estava infectado pelo vírus ou se o resultado do teste foi causado por contaminação ambiental.

Como o COVID-19 é uma doença nova e desconhecida, os pesquisadores estão realizando muitos testes, então não é possível confirmar algumas situações como, por exemplo, o caso desse cachorro de Hong Kong.

São necessários os cuidados com limpeza e higienização com os humanos e animais.

Higienização dos nossos Pets?

Importante lembrar que não devemos passar álcool gel nas patas ou em qualquer parte do corpo dos nos nossos animais, pois, o álcool apresenta grandes reações alérgicas quando entram em contato com a pele do animal, principalmente com a almofadinha das patinhas que são muito sensíveis.

Para higienizar as patinhas basta lavar com sabonete neutro ou ate mesmo shampoo para cachorro, lembrando que é importante secar bem para não ter nenhum tipo de problema.

Cuide de seus filhinhos

Nesse período de pandemia, por falta de informação muitas pessoas estão abandonando seus animais nas ruas, lembrando que abandono de animais é crime de acordo com o artigo 32 da lei 9.605/98.

Os nossos pets são animais indefesos, que não entendem o que esta acontecendo e ao invés de abandonar devemos proteger e amar.

Quando decidimos ter um animal devemos ter consciência que é uma vida que depende de nós, então precisamos ter a responsabilidade de assumir esse compromisso com todo amor e carinho.

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio