O que é Cinomose? Qual o Tratamento para Cinomose?

Cinomose em Cães
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você conhece uma doença chamada Cinomose?

A cinomose é uma doença muito triste e perigosa!

É causada pelo vírus da Cinomose Canina (CDV), e afeta o sistema nervoso central, sistema respiratório e o sistema digestório.

O CDV ocorre em animais de todas as idades, mas a probabilidade de afetar os filhotes no seu primeiro ano é maior. É uma doença extremamente contagiosa e o vírus sobrevive por bastante tempo, em lugares frios e secos.

Mas quais os sintomas da Cinomose?

A cinomose causa diarréia, perda de apetite, febre alta, secreções nos olhos, no nariz, vômitos e quando chega em um estado mais avançado, causa convulsões! O animal começa a perder a coordenação motora, tem dificuldade na respiração e pode parar de andar e se mexer.

É transmitida através da mucosa do animal infectado com o vírus, principalmente se tem contato com a secreção dos olhos e nariz. Então nunca mexa em um animal infectado e em seguida, mexa em um animal saudável, sem lavar muito bem as mãos.

O tratamento da doença ainda esta sendo estudado, mas no momento é usado o soro onde o animal pode receber alguns dos medicamentos na veia, assim como vitaminas, antibióticos e anticorpos prontos.

É importante lembrar que há tratamentos alternativos como fisioterapia e acupuntura e que podem ajudar bastante para a melhora do nosso animal de estimação!

Esse vírus mata?

A Cinomose é uma doença que leva a óbito na maioria das vezes, porém tem animais que conseguem resistir.

Quais fatores contribuem para que meu cão sobreviva a cinomose?

O estado em que o animal se encontra antes da doença, como ter uma boa imunidade e os cuidados que ele recebe no dia a dia.

Assim que é observado algum desses sintomas, o Médico Veterinário deve ser consultado, às vezes pode acontecer do animal ter o sintoma e ser outra doença, por isso, é importante serem feitos exames para confirmação.

É possível evitar a Cinomose?

Logo que o nosso animal de estimação nasce, é bom seguir o protocolo de vacinação como já contei em outra matéria de vacinação aqui no blog!

As vacinas são a Puppy e a Polivalente, que podem ser aplicadas a partir de 45 dias de vida. A 1°dose é a Puppy e depois de 15 dias aplica-se a 1° dose da polivalente, depois de 21 dias aplica-se a 2° dose da polivalente e depois de 21 dias a última dose de polivalente.

E com esse processo podemos evitar todo sofrimento dos nossos filhotinhos!

Vimos o quão perigosa é essa doença e como podemos proteger nossos animais de estimação.

Qualquer duvida deixe nos comentários e até o próximo post.

Siga o Ajudaria no Instagram.

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin