Meditação: benefícios, dicas e por que?

Dicas e Benefícios da Meditação
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Benefícios da Meditação: Você sabe por que Meditar ?

Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre a meditação, deduzindo que Meditar é não pensar em nada, sendo que é totalmente o contrário.

Meditar é controlar o que pensa, é buscar foco e tranquilidade para a mente.

Durante o dia, absorvemos muita informação e isso contamina a mente, as vezes fazendo com que possamos inconscientemente dar mais atenção para determinada situação, que não nos agrada, ou nos mantém em uma zona de conforto.

E com isso gastamos muita energia, ficamos esgotados mentalmente e isso também acaba alterando nossa saúde física.

Logo, meditar é a prática mais simples e eficaz para tornar a mente, uma aliada, uma amiga, onde temos total controle do que somos.

Você já deve ter ouvido falar que somos o que pensamos, não é mesmo?

Então medite sobre seu trabalho, sobre sua vida pessoal, seus medos, seus sonhos, suas dúvidas, suas conquistas, meditar é um encontro de alma, que no fim, é um só, é a união entre você e seu verdadeiro EU.

Mas então como faço para meditar?

Existem diversas formas para esta prática.

Uma delas, que particularmente eu gosto muito, é estar em um lugar que te traz paz, que seja silencioso, onde sua única forma de distração seja você mesmo!

Se você se sentir a vontade, pode colocar uma música em volume baixo, de preferência, sem voz, apenas instrumental, para sua emoções estarem ligadas à música, e não à letras.

Pois as letras podem influenciar na hora da concentração, eesse é um momento único e exclusivo com seu interior.

Mas devo ficar sentado? Deitado? Qual posição correta na meditação?

A posição fica a sua preferência, desde que você esteja disposto e acordado, pois não é positivo, dormir enquanto medita, pois a meditação requer 100% de atenção e consciência.

Além disso, devemos: deixar a língua no céu da boca, coluna reta! Dessa forma os chacras estarão alinhados com o corpo.


Mas depois de fazer tudo isso, como eu controlo o que penso?

Imagine que seus pensamentos, são como janelas do navegador abertas no computador, em diversos sites.

O que você faz quando surge uma janela que você não tem interesse?
Você vai até ele com o mouse e fecha, assim é o início da meditação, você vai pensar milhões de coisas ao mesmo tempo, então basta você ir fechando esses pensamentos, mesmo que eles apareçam de novo, volte a fechá-lo.

E com o tempo, eles vão diminuindo e respeitando o que você realmente deseja, e automaticamente, você já está educando sua mente, até conseguir focar exatamente aonde quer.

Vou te dar um desafio, vamos ver se você vai conseguir fazer:
– Treine com horários;
Ex: Coloque na cabeça uma determinada hora, como por exemplo “14:35”, e mentalize que todos os dias você vai olhar no relógio essa hora.

Você vai perceber que sua mente vai te obedecer, pois está ligada com seu verdadeiro EU, e com o universo.

Depois pratique acordar sem despertador, desde que não te prejudique, e assim você vai educando e entrando em contato com sua mente diariamente de forma saudável.

Quais os benefícios da meditação?

O maior benefício, é conhecer a si mesmo!

Nascemos e morremos sozinhos, carregamos frustrações, e muitas vezes nos surpreendemos com nós mesmos, positivamente e negativamente. A desculpa de “não tem ninguém vendo”, não adianta, pois sua consciência é sua testemunha, e a meditação é uma das maneiras de buscar essa sabedoria.

É fundamental, entender nossos limites, buscar evoluir, para eliminar defeitos, saber aperfeiçoar nossas virtudes, compreender nossos erros e acertos, refletindo sobre eles, para podermos compartilhar o que aprendemos e somar com nossas próprias experiências.

Tendo fé em nós mesmos, acreditando em nós mesmo, buscando a nós mesmo, e concluir, que não somos imortais, mas podemos ser eternos.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Até o próxima.

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

5 comentários em “Meditação: benefícios, dicas e por que?”

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin