Comunicação Positiva, a arte de se comunicar

A importância de se comunicar
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Comunicação positiva!

A comunicação permeia o universo de diferentes formas. E nós, seres humanos, nos comunicamos usando nossos 5 sentidos.

Um toque, um olhar, o som, e às vezes usamos até um sexto sentido para estabelecer contatos. A língua falada, no entanto, é a forma mais comum quando queremos nos comunicar.

O poder das palavras!

Nosso vocabulário, da língua portuguesa, não é dos mais ricos, porém nos traz possibilidades de expressar nossas percepções de maneira razoável. A questão é, sabemos usar as palavras para nos comunicar?

A educação emocional já nos traz uma excelente oportunidade de comunicação, pois nos coloca conscientes diante das nossas emoções, através da significação das palavras, como coragem por exemplo. Quando nos tornamos conscientes da simbologia dos termos, agregamos com mais facilidade sua funcionalidade em nossas vidas.

Ainda no exemplo da coragem, se entendemos que o significado da coragem, é cor = coração e agem = ação, agir com o coração, validamos a coragem como uma força genuína, que já está lá, no coração, e não como algo que temos que buscar externamente.

Isso é mágico, no sentido literal da expressão, se consideramos a verdadeira magia como a arte da transformação do homem de ferro, em homem de ouro.

Educação positiva

Hoje, contamos com mais uma vertente na área da educação, que lentamente está permeando esse cenário e ganhando força, a educação positiva.

Essa ideia não é algo novo, muitas civilizações, como os romanos por exemplo, já se apropriavam dessa forma, porém, é necessário adaptar os modos de atuação a cada momento histórico.

A inteligência emocional é muito importante e necessária, no entanto, ela precisa ser validada mentalmente. Assim como, se repetimos um padrão mental negativo, que tem origem na ignorância, ele se expande em nossa vida, o padrão mental positivo, tem o efeito inverso, e se reflete em forma de sabedoria.

Conhecer a natureza dos sentidos é muito importante, mas sem colocá-las em ações diárias, é como acumular bagaços de laranja e não tomar o suco extraído delas.

A positividade está no reconhecimento da virtude e na sua manifestação

Temos sempre a escolha, entre duas naturezas, o bem e o mal são relativos, a medida que são polaridades de uma mesma vibração. Uma palavra ou ação positiva, é mais que apenas enfatizar somente o bom, é escolher o positivo por reconhecer o negativo, e não negá-lo.

É valorizar o potencial!

Veja mais Artigos sobre Educação:

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin