Anúncio

Educação, uma força geradora

Educação uma força geradora
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Educação, você sabe para que serve?

É comum hoje em dia, associarmos os grandes problemas do mundo, com a falta de educação. Mas que tipo de educação necessitamos?

As pessoas que geram esses grandes problemas, geralmente são as que tiveram maiores oportunidades e acesso a educação que conhecemos hoje como formativa. Porém, no atual sistema de ensino, não só no nosso país, mas mundialmente falando, a educação que conhecemos está mais relacionada a quantidade de informação que adquirimos do que uma formação baseada em valores.

Educar é gerar consciência!

Para transmitir valores, é preciso ter valores. Aprender está além da capacidade de acumular informação, está na capacidade de reflexão.

Refletir é um processo de dentro para fora.

Refletimos o que somos e aprendemos através do exemplo, que é o reflexo do outro em nós. É uma troca!

A vida é inteiramente pedagógica, e a todo momento temos a oportunidade de aprender e ensinar, não só nos livros ou nas escolas, mas com o que assimilamos em todo esse processo educativo.

Nos servir da informação ou servir a ela?

O intelectualismo se torna tão importante que supera muitas vezes a capacidade do homem em aplicar o que aprendeu.

A informação potencializa o que está latente em nós, por isso é importante pensar na formação. Se temos princípios baseados em virtudes, a informação vai nos servir como referência para uma vida moral, mas se tivermos qualquer propensão ao mal, aos vícios ou a busca da satisfação em si mesma simplesmente, essa mesma informação estará contribuindo para todos esses problemas que vivenciamos no planeta.

A pedagogia é uma responsabilidade social.

Compreender que todos somos responsáveis pela construção de um mundo melhor, que nossas ações se refletem em nosso meio, é assumir um compromisso com a própria existência.

Veja mais matérias no Ajudaria:

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio