Anúncio

O Esporte como formador do caráter

O Esporte como Formador de Caráter
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O ginásio é um microcosmo, um laboratório de sócio política. Um espaço onde temos a oportunidade de nos conhecermos, nos desafiarmos e nos superarmos, onde aspectos da nossa personalidade podem ser identificados e trabalhados.

É uma excelente oportunidade para descobrirmos as Virtudes que menos cultivamos em nossas vidas para, com a orientação correta, trabalharmos em seu desenvolvimento.

Há um intercâmbio entre a vida e a quadra.

Do cotidiano para a quadra, trazemos pontos fortes para serem ofertados e superados e também pontos fracos para serem trabalhados. Da quadra para a vida levamos auto conhecimento, o reconhecimento pelas habilidades úteis e também levamos técnicas e Virtudes aprendidas e desenvolvidas num ambiente seguro, cercado de amor e compreensão, para o desafio maior de ofertar a um mundo nem sempre tão compreensivo.

Na quadra, como na vida, há regras.

Nem sempre concordamos ou entendemos todas, porém, para jogarmos e vivermos devemos buscar fazer o melhor com as habilidades que temos, respeitando regras e leis, já que são elas que permitem a convivência e a Harmonia. Isso é política.

A arte manifesta-se no esporte por meio da busca da estética dos movimentos ao invés de buscar o resultado por ele mesmo. É o entendimento que o bons resultados são a consequência natural de movimentos que são éticos por serem estéticos.

O sagrado está presente no esporte nas cerimônias onde são celebradas a nossa busca pelo ideal de superação do estado humano atual e também a ação daqueles que deram sentido a seus passos neste caminho.

A ciência pode ser vista nas técnicas utilizadas, na forma como observamos, aprendemos e reproduzimos cada experiência.

E a Filosofia pode ser observada na forma como nossos passos são mais valorizados por sua Convicção do que por seu tamanho.

Na forma como se vibra diante de um movimento estético antes mesmo de saber para quem foi o ponto marcado.

Quando percebemos que precisamos ser melhores para podermos amar os outros, que só amamos de verdade quando estamos convictos de que abrir o coração é único caminho para conexões profundas e duradouras.

Quando percebemos que a maior alegria é a do esforço, a maior vitória é das nossas virtudes sobre nossos defeitos, a maior busca é pelo bom combate e que o que nos torna humanos é o mesmo que nos define como atletas: não desistir!

Aretê!

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

1 comentário em “O Esporte como formador do caráter”

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio