10 Livros sobre Empreendedorismo Social que você deveria ler

10 Livros sobre Empreendedorismo Social
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

10 Livros sobre Empreendedorismo Social:

Se você quer ser um Empreendedor Social e não sabe por onde começar, separei esses 10 livros sobre Empreendedorismo Social que vão te trazer o conhecimento essencial para você gerar impacto na vida das pessoas.

Lembrando que esses livros são só uma base para você trilhar o seu caminho, mas só de você ter esse desejo, com certeza você já é um empreendedor social.

Criando um Negocio Social

Criando Um Negócio Social

Autor: Muhammad Yunus

Negócio social é um modelo de se fazer negócios com a finalidade de resolver problemas sociais, e não apenas maximizar o lucro.

Neste livro, o autor mostra como os negócios sociais passaram da teoria a uma inspiradora prática adotada por grandes companhias, empreendedores e ativistas sociais na Ásia, América do Sul, Europa e Estados Unidos. Yunus demonstra como esse tipo de negócio transforma vidas, oferece conselhos práticos para aqueles que querem criar seus próprios negócios sociais, explica como políticas públicas e privadas devem se adaptar para abrir espaço ao modelo de negócios sociais e mostra porque esses negócios detêm o potencial para redimir a promessa falida das empresas de mercado livre.

Um mundo sem Pobreza

Um Mundo sem Pobreza

Autor: Muhammad Yunus

Neste livro, Yunus conta um pouco de sua trajetória e descreve o lançamento das primeiras empresas sociais.

Ele aborda a parceria com a Danone para a venda de iogurtes nutritivos por preço acessível a crianças subnutridas em Bangladesh, a construção de hospitais oftalmológicos que salvarão milhares de pobres da cegueira e dá sugestões de como chegar a um mundo sem pobreza (por exemplo, por meio da inclusão digital).

Um livro excelente e que da uma visão do macro e de como podemos ajudar.

Capitalismo Consciente

Capitalismo Consciente

Bestseller New York Times – O que empresas como o Google, a Southwest Airlines, o Whole Foods Market, a Costco, a Patagonia, a The Container Store e a UPS têm em comum?

Segundo os autores deste livro, todas elas incorporam em sua gestão alguns aspectos construtivos e promissores do capitalismo, atuando de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, funcionários, fornecedores, investidores, a comunidade e o meio ambiente.

Em Capitalismo consciente – O espírito heroico dos negócios, John Mackey, um dos fundadores do Whole Foods Market, e Raj Sisodia, professor de marketing da Universidade de Bentley, descrevem a importância da dedicação dos líderes e do comprometimento do demais profissionais com essa proposta inovadora, para o bem da realidade corporativa e da sociedade como um todo.

O livro oferece uma defesa ardorosa e uma redefinição consistente do capitalismo de livre-iniciativa, em uma análise valiosa tanto para os profissionais como para as empresas que apostam em um futuro mais cooperativo e mais humano.

De dentro pra fora

De dentro para fora

Autor: Alexandre Teixeira

Inconformadas e inovadoras, as pessoas retratadas neste livro estão à frente de um movimento de transformação do empreendedorismo.

Elas procuram um caminho mais sustentável, um sentido mais profundo. Não aceitam “as coisas como são”, o lucro pelo lucro. Seguem, porém, a lógica do mercado.

Atuando nas empresas sociais, nas organizações horizontais, no Sistema B ou no Setor 2,5, utilizam a livre-iniciativa para insuflar propósito nos negócios, criando um impacto socioambiental positivo.

São ativistas como John Mackey, da Whole Foods, e Hugo Bethlem, ex-vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, expoentes do Capitalismo Consciente. Como Lourenço Bustani, líder de uma consultoria cuja meta é acelerar a mudança onde ela é mais necessária.

Como Antonio Ermirio de Moraes Neto, que percorreu Índia e Bangladesh para pesquisar projetos voltados aos pobres. Ou como Marcel Fukayama, que planejava chegar milionário aos 30 anos e hoje, com essa idade, é um dos novos “construtores de catedrais” — visionários que não verão suas causas concretizadas, mas trabalham pelo bem das gerações futuras.

De dentro para fora é também uma reflexão esclarecedora sobre as bases intelectuais do capitalismo, a distribuição de riqueza, as estratégias das empresas de vanguarda e as reinvenções da Era Social. Conversando com algumas das mentes mais criativas da atualidade, Alexandre Teixeira registra o levante de uma revolução moral digna de nossos tempos.

Empreendedores Sociais, um exemplo Incomum das pessoas que estao transformando o mundo

Empreendedores Sociais: O exemplo incomum das pessoas que estão transformando o mundo

Autores: Pamela Hartigan, John Elkington

Em Empreendedores Sociais, John Elkington e Pamela Hartigan mapeiam a ascensão de uma nova geração de empreendedores que se recusam a aceitar o mundo como ele é, que vêem o que é possível fazer para mudá-lo e põem-se a trabalhar.

Trata-se de um livro ponderado, optimista e oportuno sobre o fenômeno do empreendedorismo social e sobre homens e mulheres que, com as suas inovações revolucionárias e corajosa liderança, têm provocado notáveis mudanças no mundo, e são a nossa maior esperança para o futuro.

Ao extrair eficientes lições da pesquisa de mercado, modelos de negócios e estilos de liderança desses agentes da mudança, obterá insights fundamentais sobre oportunidades futuras para a sua organização.

Negócios com impacto social no Brasil

Negócios com impacto social no Brasil

Negócios com impacto social são aqueles criados com a finalidade de gerar produtos e serviços mais eficazes no combate à pobreza, ou aqueles que fazem uso das leis mercadológicas para lidar com demandas que surgem no ambiente social.

Mas, dentro dessa ampla abordagem, há inúmeras matizes que os autores deste livro discutem.

O livro aborda as especificidades do empreendedorismo na base da pirâmide e mostra caminhos possíveis e reflexões fundantes de uma atuação de sucesso em negócios com impacto social, provando que o Brasil pode incubar grandes transformações tecnológicas em direção a um mundo verde e sustentável.

Comece algo que faça a diferença

Comece algo que faça a diferença

O que é mais importante para você? Ganhar dinheiro, trabalhar com o que ama ou se dedicar a causas que lhe inspiram?

A surpreendente resposta é que você não precisa escolher – e assim terá ainda mais sucesso.

Essa é a inovadora mensagem por trás do movimento One for One, da TOMS. Não é preciso ser rico para doar nem ser aposentado para se dedicar, todos os dias, àquilo que ama. Você pode unir lucro, paixão e propósito de uma só vez – agora.

Em “Comece Algo Que Faça a Diferença”, Blake Mycoskie conta a história da TOMS, uma das empresas de calçados que mais cresce no mundo, além de partilhar ensinamentos que aprendeu com outras empresas inovadoras como Method, charity:water, FEED Projects e Terra Cycle.

Blake apresenta seis dicas para criar ou transformar sua vida ou sua empresa: desde descobrir o cerne de sua história, até ser engenhoso sem recursos; de superar seus medos e dúvidas a incorporar o ato de doar em todos os aspectos de sua vida.

Não importa qual tipo de mudança você está pensando em fazer, este livro dará as histórias, ideias e dicas práticas que lhe ajudarão a começar. Para cada livro vendido, um livro novo é doado a uma criança necessitada. One for One.

Business Model Genaretion

Business model generation: inovação em modelos de negócios

Se sua organização precisa de uma estratégia para chegar na frente de seus concorrentes, você precisa do BMG.

“O ambiente digital demanda uma nova forma de olhar os negócios de mídia. O BMG é a ferramenta que escolhemos para nos ajudar a navegar melhor nesse mundo convergente.” – Jorge Nóbrega, diretor-geral de Gestão Corporativa das Organizações Globo.

Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios é um manual prático e inspirador para qualquer um que busque aprimorar um modelo de negócios ou desenvolver um novo.

Ele ensinará a você técnicas de inovação poderosas e práticas utilizadas hoje pelas empresas líderes no mundo. Você aprenderá a compreender, projetar e implementar sistematicamente um novo modelo de negócios – ou analisar e renovar um antigo.

BMG pratica o que prega. Com a autoria de 470 praticantes da Tela de Modelo de Negócios de 45 países, o livro foi financiado e produzido independentemente da indústria tradicional de publicação.

Ele apresenta um design bem integrado, visual e direto que permite sua utilização imediata. Esta obra é para aqueles que estão prontos para abandonar o pensamento ultrapassado e abraçar modelos modernos e inovadores de criação de valor: executivos, consultores, empreendedores – e líderes de todas as organizações.

Mude, voce, o mundo

Mude, você, o mundo: manual do empreendedorismo social

O que você faria se pudesse mudar o mundo e ainda lucrar por isso?

Em “Mude, Você, o Mundo: manual do empreendedorismo social”, você vai descobrir:

• Como se capacitar e se preparar para se tornar um empreendedor social.
• Como identificar problemas na sociedade e propor meios lucrativos para solucioná-los.
• Quais as etapas necessárias para criar, planejar e inaugurar um negócio social.
• O modo de funcionamento, os caminhos e as ferramentas adequadas para compreender e participar do universo social empreendedor brasileiro.

O livro é ágil, acessível e extremamente prático – apesar da sólida base conceitual -, e oferece a você a possibilidade de iniciar, durante a leitura, a concepção do próprio negócio social.

É indicado a agentes de mudança, idealistas, sonhadores, líderes, iniciadores e empreendedores, independentemente da idade, classe social ou região do Brasil.

Fonte: https://www.mudevoceomundo.com/product-page/livro-mude-voc%C3%AA-o-mundo

Startup Enxuta

Startup enxuta

Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.

Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.

Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”.

Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

Fonte descrições: Google Books

Veja mais artigos sobre Empreendedorismo Social.

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin