Anúncio

Ativismo Social, e o impacto na sociedade

Ativismo Social
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Além do empreendedorismo e a responsabilidade social como forma de amenizar os impactos das atividades de grandes empresas e nossos hábitos de consumo na sociedade, existe também o já conhecido ativismo.

Os termos “ativismo” e “ativista” foram usados pela primeira vez, com conotações políticas, pela imprensa belga, em 1916, referindo-se ao Movimento Flamingant: que em forma de protesto conseguiram somente em 1.930 que fossem reconhecidas oficialmente duas línguas oficiais no país, o neerlandês (ao norte) e o francês (ao sul).

Mas o que é um ativista e como ele promove a mudança?

Basicamente são pessoas que influenciam ONGs, governos e consumidores para que a mudança ocorra!

O ativista inspira os que estão ao seu redor a defenderem sua causa. Essa causa, podendo ser social, ambiental, política, se torna a sua vida! Independente ao grupo que esteja lutando, a causa sempre será seu norte!

Um exemplo de ativista mundialmente conhecido é o Afroz Shah, que em 2015, ao ver a sua praia favorita, Versova, coberta pelo lixo, começou a motivar conhecidos, vizinhos e até a prefeitura para que a praia ficasse limpa, realizando todos os finais de semana a remoção dos detritos que cobriam as areias da praia.

Em 61 semanas, haviam recolhido 4.200 toneladas de plástico e sujeira. As ações de limpeza ainda estão ocorrendo, porque o mar está devolvendo o lixo das águas para a areia.

E apesar da oposição ao movimento e dificuldades no caminho, Afroz permanece com sua causa e inclusive as Nações Unidas reconheceram o projeto como o maior projeto de limpeza de praia do mundo e o nomeou como Campeão da Terra em seu Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Ele não irá parar até que a praia esteja completamente limpa e que também o governo e a população tenha conscientização sobre descarte de lixo e hábitos de consumo mais sustentáveis!
Com certeza, Afroz é um grande exemplo de ativista!

E quem nunca ouviu falar de Greta Thunberg? Pois é, a menina de apenas 17 anos (03/01/2003) está repercutindo pela mídia global pelas suas atitudes em prol do meio ambiente!

Ela iniciou protestos em 2018 com estudantes de sua escola em frente ao parlamento sueco. O objetivo é consciencializar os políticos sobre o desastre climático na Suécia, que estava sofrendo com ondas de calor e incêndios frequentes, e também no mundo todo.

Aos poucos o movimento se espalhou por grande parte dos estudantes de sua escola e todas as sextas-feiras estava protestando.

Protestos semelhantes foram organizados em outros países, Holanda,Alemanha, Finlândia e Dinamarca. Até na Austrália, milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg a fazer greve na sexta-feira!

Em 2019, Greta teve grande destaque no cenário mundial em defesa do meio ambiente, realizando grandes discursos e inspirando novas gerações à questões ambientais!
 
Outros exemplos de ativistas bem conhecidos: Mahatma Gandhi, Malcom X, Nelson Mandela, Martin Luther King, Malala Yousafzai,….

E você, já pensou em ser um ativista?

Utilizar as redes sociais para expor nossos pensamento por uma boa causa e divulgar suas ideias e ações é uma ótima forma de ganhar foco e chamar atenção daqueles que defendem o mesmo pensamento.

Como falamos sobre economia compartilhada anteriormente, a internet também está aqui para nos unir  ainda mais e conectar boas ações pelo mundo todo!

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio