Muhammad Yunus, o Banqueiro dos Pobres. Ele é o cara!

Quem é Muhammed Yunus
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O pai do Empreendedorismo Social! O banqueiro dos pobres Muhammad Yunus.

Muhammad Yunus, é um economista e banqueiro, nascido em 1940 em Bangali, se formou em Bangladesh e doutorou-se na Universidade Vanderbilt e foi professor na Universidade de Dhaka.

Muhammad Yunus, o banqueiro dos pobres
Muhammad Yunus

O que o Muhammad Yunus tem com o empreendedorismo social?

Cara, o Muhammad Yunus é “apenas” o criador do conceito de microcrédito que até antes dele não existia, isso foi por volta da década de 70, e como começou a ideia?

Muhammad Yunus morando em Bangladesh, um país onde a renda per capita gira em torno de US$300 e com 62% da população analfabeta. Muhammad Yunus tinha voltado do Estados Unidos após ter estudado economia como bolsista do programa Fullbright¹.

Em Bangladesh, Muhammad Yunus lecionava Teoria Econômica na Universidade Chittagong, enquanto pensava em como iria ajudar a as famílias que morriam de fome a seu redor com toda essa teoria.

O começo da visão começa com um encontro em Jobra, com Sufia Begum, uma jovem de 21 anos que lutava desesperadamente para sobreviver. Sufia fez um empréstimo com um agiota do seu bairro de 25 centavos de dólar e o mesmo tinha um juros de 10% ao dia.

Com esse 25 centavos ela comprava o bambu pra fazer tamboretes e de acordo com o “contrato”, Sufia era obrigada a vender somente para o agiota que lhe pagava um valor abaixo do mercado, e com isso o “lucro” era em torno de 2 centavos de dólar, o que se iguala a um trabalho escravo se analisarmos o caso.

E esse caso não era único, Muhammad Yunus ainda em Jobra encontrou mais 42 mulheres que estavam nas mesmas condições que Sufia, vendo essa situação ele mesmo decidiu emprestar seu dinheiro a elas que ao todo foi de US$ 27, aproximadamente 62 centavos por pessoa.

O que lhe surpreendeu que todas voltaram com pontualidade e com todos os juros corrigidos corretamente, daí então pensou em expandir esse processo.

Legal né?

Muhammad Yunus, Grameen Bank:

O “Grameencredit” (crédito do Banco Grameen) baseia-se na premissa de que os pobres têm habilidades profissionais não utilizadas, ou subutilizadas. Definitivamente não é a falta de habilidades que torna pobres as pessoas pobres.

O Grameen Bank acredita que a pobreza não é criada pelos pobres, ela é criada pelas instituições e políticas que o cercam. Para eliminar a pobreza, tudo o que temos de fazer é implementar as mudanças apropriadas nas instituições e políticas, e/ou criar novas instituições e políticas(…) o Grameen Bank criou uma metodologia e uma instituição para atender às necessidades financeiras dos pobres e criou condições razoáveis de acesso a crédito, capacitando os pobres a desenvolverem suas habilidades profissionais para obter uma renda maior a cada ciclo de empréstimos.

Vencedor de Prêmios

Que história incrível, é isso que o empreendedor social faz! Analisa uma situação que não é boa e entra com a solução. Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Mundial de Alimentação em 94 e o Prêmio Nobel da Paz em 2006.

Pra mim essa é uma história inspiradora e você o que achou?

Sem duvidas, ele é um cara Diferentão. Faça parte desse movimento de Empreendedorismo Social, comece levando seu conhecimento para o mundo clicando aqui.

¹ O Programa Fulbright é um programa de bolsas de estudo (Fulbright Fellowships e Fulbright Scholarships), fundado pelo senador J. William Fulbright, e patrocinado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, governos de outros países e setor privado. O programa foi estabelecido para incrementar a mútua compreensão entre o povo dos Estados Unidos da América e outros regimes através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e técnicas

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin