10 filmes infantis que incentivam a cuidar do meio ambiente

Filmes Infantis
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Filmes Infantis que ajudam a ter consciência no meio ambiente

Para estimular a reflexão dos pequenos a cuidar do meio ambiente, dentre as muitas atividades que existem, os filmes infantis tendem a ser uma opção agradável, pois eles estimulam a imaginação, ampliam as experiências culturais e desenvolvem a empatia.

Então, que tal aproveitar a semana em que se comemora o dia mundial do meio ambiente para colocar em prática essa dica? Leia a seguir 10 sugestões que selecionei especialmente para você.

Prepare a pipoca e desfrute de muita diversão com a criançada!

1° – Free Willy

Free Willy - Filme Infantil

Filme: Free Willy

Lançamento: 24 de Setembro de 1993

Duração: 1h52min 

Sinopse:

Jesse é um menino que perdeu os pais muito cedo. Ele costumava saltar de orfanato em orfanato, até que passou a viver nas ruas. Numa noite, ele e seu amigo Perry são flagrados pelo policial Dwight pixando um parque local. Apesar da situação, o agente de policia simpatiza com Jesse e o apresenta para Glen e Annie Greenwood que irão adotar o garoto. Parte da punição por sua pequena infração envolve limpar a sujeira que ele fez no parque e é lá que Jesse conhece Willy, uma orca que está sendo treinada para ser a atração especial do local. No entanto, Willy não responde bem ao adestramento. Ela foi roubada de sua família por um pescador mercenário e ainda está traumatizada. Jesse e Willy desenvolvem uma estreita ligação emocional. Só que o dono do parque não está satisfeito com o desempenho de Willy e calcula que a orca vale mais viva do que morta. A partir daí Jesse fará de tudo para salvar o animal e devolvê-lo para o oceano.

Apelo Ambiental:

Discute sobre a caça a baleias e a transformação de animais em objetos de lucro.

Fonte: Adoro Cinema 

2° – Happy Feet – O Pinguim

Happy Feet - Filme Infantil

Filme: Happy Feet

Lançamento: 24 de Novembro de 2006

Duração: 1h48min 


Sinopse:

Entre os pinguins imperador você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor do mundo e também um grande sapateador. Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado de Mano mas Memphis, seu pai, acha que “isto não é coisa de pinguim”. Além disto seus pais sabem que caso Mano não encontre sua “canção do coração” ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor.

Apelo Ambiental:

“Tudo nesse mundo, não importa se é grande ou se é pequeno, está interligado de maneiras que nunca suspeitamos”.

A frase inicial do filme demonstra uma eterna ligação entre a natureza e seus membros, sendo que toda ação de um ser gera uma reação em forma de consequências para o meio. 

Pequenos trechos são de maior valor educativo, pois contém informações sobre cadeia alimentar, adaptação dos seres vivos ao meio, mimetismo, camuflagem, relações interespecíficas no que se cita disputa por alimento, por fêmea para procriação e espaço para viver

Fonte: Adoro Cinema 

*  LORENZON, Daiane. O Filme de Animação “Happy Feet 2” como Recurso Didático no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental. Revista da Sbenbio – N° 07. 2014

3° – Minúsculos

Minúsculos - Filme Infantil

Filme: Minúsculos

Lançamento: 22 de Janeiro de 2015

Duração: 1h29min 

Sinopse:

Em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba sendo capturada no meio do fogo cruzado e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.

Apelo Ambiental:

Essa linda e bem escrita produção francesa não fala diretamente sobre o impacto humano no meio ambiente, mas conta a história de uma guerra entre formigas com riqueza bélica, tática e de humor quando uma cesta de piquenique é abandonada.

Fonte: Adoro Cinema 

4° – Mogli – O Menino Lobo

Mogli - O menino Lobo - Filme Infantil

Filme: Mogli – O Menino Lobo

Lançamento: 26 de Dezembro de 1968

Duração: 1h18min 

Sinopse:

Mogli é um menino que foi criado pelo lobos na floresta. Por conta da ameaçadora presença do tigre Shere Kahn, seus amigos resolvem mandá-lo para uma tribo humana. Acompanhado da pantera Baguera e do urso Balú, Mogli inicia uma longa jornada rumo à civilização.

Apelo Ambiental:

Além de criticar o consumo exagerado, o filme mostra que é da natureza que tiramos o nosso sustento e, portanto, é preciso preservá-la.

Fonte: Adoro Cinema 

5° – O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida

Lorax - Filme Infantil

Filme: Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida

Lançamento: 30 de Março de 2012

Duração: 1h27min 

Sinopse:

O menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo.

Apelo Ambiental:

Loráx, uma curiosa criatura de cor laranja que luta para preservar a floresta onde mora.

Fonte: Adoro Cinema 

6° – Os Sem-Florestas

Os Sem Floresta - Filme Infantil

Filme: Os Sem-Florestas

Lançamento: 07 de Julho de 2006

Duração: 1h25min 

*Sinopse:

A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Entretanto esta atitude desagrada o cauteloso Verne, que achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.

*Apelo Ambiental:

Uma das questões cruciais do filme retrata a degradação do meio ambiente e a deformação do modo de vida dos animais que vivem no entorno desses novos conglomerados humanos.

Fonte: Adoro Cinema / Disney Babble

7° – Vida de Inseto

Vida de Inseto  - Filme Infantil

Filme: Vida de Inseto

Lançamento: 18 de Dezembro de 1998

Duração: 1h35min 

Sinopse:

Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Apelo Ambiental:

O filme apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema. Como elas são pequenas, passam despercebidas pelos nossos olhos.

Fonte: Adoro Cinema / Disney Babble

8° – Wall-E

Wall-e  - Filme Infantil

    

Filme: Wall – E

Lançamento: 27 de Junho de 2008

Duração: 1h37min 

*Sinopse:

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

*Apelo Ambiental:

O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário reduzir a produção de lixo no mundo.

Fonte: Adoro Cinema / Disney Babble

9° – Rio 

Rio - Filme Infantil

Filme: Rio

Lançamento: 08 de Abril de 2011

Duração: 1h30min 

*Sinopse:

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.

*Apelo Ambiental:

Aborda sobre temas como o desequilíbrio ambiental, provocado pelas ações humanas, exploração econômica e tráfico de animais tropicais.

Fonte: Adoro Cinema 

10° – Tainá – Uma Aventura na Amazônia

Tainá - Uma Aventura na Amazônia - Filme Infantil

Filme: Tainá – Uma Aventura na Amazônia

Lançamento: 12 de Janeiro de 2001

Duração: 1h30min 

*Sinopse:

Tainá, uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho, um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

*Apelo Ambiental:

  • Visualizar a riqueza do território amazônico;
  • A ideia de coexistência pacífica entre homem e natureza é outra dica fundamental do filme;
  • Estudar os macacos, as cobras, as onças;
  • Valorizar a floresta e lutar pela preservação dos rios amazônicos.

Fonte: Adoro Cinema

E aí gostou da seleção de filmes infantis que eu separei para você? Lembrou de mais algum filme, então compartilhe com a gente e com os demais leitores!

Beijo

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin