Como cultivar horta orgânica em casa?

Como cultivar horta em casa
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer saber como fazer uma horta em casa ou no apartamento?

A cada dia aumenta o número de pessoas interessadas em cultivar horta orgânica em casa e apartamento.

Logo, comer verduras e legumes colhidos na hora deixou de ser uma prática exclusiva das pessoas que moram no interior ou em residências que dispõem de grandes espaços.

Eu sei, a princípio pode ser difícil pensar em cultivar uma horta em uma residência que dispõe de pouco espaço, mas hoje em dia há inúmeras soluções práticas e criativas que tornaram isso possível. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens de aprender como cultivar uma horta em casa? 

Por serem extremamente maleáveis, as hortas orgânicas podem ser cultivadas em qualquer lugar e na contramão do que muitas pessoas acreditam, não necessitam de grande dedicação no cotidiano.

Uma das grandes vantagens em construir sua própria horta orgânica em casa é ter a confiança de que tanto os frutos, como as folhas e ervas posteriormente colhidas são realmente orgânicas, ou seja, não apresentam em sua composição elementos químicos que em sua grande maioria, leva a perda de valor nutritivo daquele vegetal.

Somado a este cenário, podemos destacar como vantagem a possibilidade de criar, por meio do cultivo desses vegetais, um ambiente agradável e bonito dentro de casa, seja na cozinha ou na varanda, por exemplo.

Mas, como cultivar a minha própria horta?

Você já se perguntou alguma vez como fazer uma horta orgânica em casa? Pois bem, é mais simples do que pensam.

As hortas, podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou no caso de espaços extremamente pequenos, pode-se utilizar até mesmo garrafas pet, dispostas de forma a compor uma horta vertical.

Agora, caso sua residência disponha de um pequeno espaço no quintal, procure construir canteiros com tijolos ou blocos nas laterais para conter uma possível erosão causada pela chuva e assim forçar a infiltração da água até as raízes da sua planta.

Nesta direção, separamos abaixo algumas dicas para você cultivar uma horta orgânica em casa. Confira!

1 – Selecione as plantas

Se você dispõe de um bom espaço em sua residência é possível cultivar diversos alimentos em sua horta e dentre os vegetais mais recomendados estão o alface, couve, almeirão, cebolinha, salsa, hortelã, manjericão e alecrim.

Vale ressaltar, que cada vegetal tem seu clima ideal para crescer, sendo assim, para sua horta ter mais sucesso é preciso escolher plantas que se adaptam melhor a sua região.

2 – Prepare a terra

Hora de colocar a mão na massa, ou melhor a mão na terra…rsrsrs. Para isso, comece revolvendo a terra, ou seja, mexendo, revirando-a. Este processo tem como objetivo deixar a terra mais aerada, facilitando assim a absorção de nutrientes pelas plantas.

Entenda que cada planta apresenta um modo de crescimento diferente, tome como base as plantas rasteiras, por exemplo, que precisam de mais espaço entre elas, para que as mesmas possam se espalhar livremente.

3 – Controle as pragas

Tenha em mente que é fundamental que seja feita tanto uma prevenção, quanto o controle de pragas em sua horta doméstica, pois caso você espere a praga aparecer para agir, muita das vezes pode ser tarde demais. Sendo assim, se utilize de inseticidas naturais.

Em meio as diversas pragas identificadas em hortas, cultivadas tanto em vasos como em ambientes maiores, podemos citar algumas mais recorrentes, sendo elas: as lagartas, os pulgões e as lesmas.

4 – Colheita

Assim que todo seu trabalho der frutos, procure colhê-los nas horas menos quentes do dia, pois essa ação faz com que o vegetal perca menos água.

Agora, caso sua horta tenha dado frutos demais, não hesite em doar aos seus parente e amigos, ou até mesmo congelar o restante, para que assim possam ser consumidos depois.

Por fim, saiba que consumir alimentos orgânicos é mais do que saudável para você, e é sustentável para o mundo.

Se você gostou deste artigo sobre como cultivar uma horta orgânica em casa, não esqueça de deixar seu comentário.

Beijos.

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin