Conheça 7 formas de reduzir lixo em casa!

Reduzir Lixo em Casa
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer saber como reduzir o lixo doméstico?

Sustentabilidade seguramente é a palavra de ordem dos últimos tempos, uma vez já comprovado inúmeras vezes que o planeta está chegando ao seu limite de fornecimento de recursos naturais, e reduzir lixo é o começo de um novo caminho.

E uma das questões mais relevantes e emergentes no âmbito da sustentabilidade se diz respeito a encontrar formas de minimizar a quantidade de lixo que é descartado no meio ambiente.

Logo, se mudarmos pequenos hábitos diários, é possível fazer com que esse grande montante de resíduos descartados pelo menos diminua.

Continue a leitura e descubra como você pode fazer a redução de lixo.

Mas afinal, quais são os danos causados pelo lixo?

É fato! Tudo que utilizamos em casa em algum momento vai virar lixo.

Segundo dados da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2017, foram descartados cerca de 71,6 milhões de toneladas de lixo doméstico, ou seja, lixo proveniente de residências.

No entanto, deste montante de 71, 6 milhões de toneladas de lixo produzidos, foram registrados uma cobertura de coleta de apenas 91,2% para o país, o que indica que 6,9 milhões de toneladas de lixo, não foram coletados e que consequentemente foram dispostos em lugares impróprios.

A falta de instrução e conscientização por grande parte da população quando se trata de reciclagem e descarte de lixo é um dos principais agravantes dessa situação.

O chorume, aquele líquido produzido pelo lixo orgânico, é um grande exemplo deste cenário, uma vez que descartado o lixo de forma inadequada, este caldo pode contaminar tanto o solo como a água subterrânea, refletindo em danos tanto ao meio ambiente, como para a nossa saúde.

Quais atitudes podem reduzir a quantidade de lixo que produzimos?

Entenda que minimizar o volume de lixo produzido é um hábito cada vez mais necessário e o processo começa com as escolhas que cada indivíduo faz.

Sendo assim, para colocar em prática estas ações, listamos sete formas simples de reduzir a quantidade de lixo gerado em sua casa. Confira:

1 – Exclua os descartáveis do seu dia a dia

Infelizmente, muitos produtos são feitos para serem jogados fora logo após o seu uso, como por exemplo o guardanapo, o saquinho de picolé, o copo de água, entre outros.

Por isso, é fundamental eliminar ao máximo os descartáveis da sua vida. Logo, assim que for consumir qualquer coisa, repense e observe se não existe uma outra alternativa que não seja descartável.

2 – Compre alimentos a granel

Ao invés de comprar alimentos em embalagens padronizadas, procure adquirir somente a quantidade que você for consumir.

Sendo assim, além de evitar o uso de embalagens, muitas vezes plásticas, você evita o desperdício ao levar para sua residência apenas o que você necessita.

Existem diversas feiras e supermercados que incentivam a compra de produtos a granel e alguns inclusive são bem mais baratos do que os tradicionais.

3 – Use produtos com refil

Os produtos com refil são grandes aliados na redução do descarte de lixo, pois você compra apenas uma única embalagem e a utiliza diversas vezes, antes de encaminhar a mesma para a reciclagem.

4 – Leia jornais e revistas em versões online

Evite o gasto de papel e tinta de revistas, lendo os conteúdos pela internet. Inúmeras publicações já disponibilizam grande parte de suas informações em versões online e muitas vezes são até gratuitas.

5 – Se quebrou, conserte!

Se quebrou…nada de jogar no lixo! Antes de descartar, veja se não é possível consertar aquele produto ou equipamento. Procure uma assistência técnica e veja se não dá para evitar este descarte e, de quebra, economizar uma grana.

6 – Reaproveite roupas e acessórios

Ao invés de descartar roupas e acessórios que possivelmente não serão mais utilizados, procure customizá-los. Assim, você trará uma nova roupagem para aquela peça que não estava mais te agradando.

7 – DIY: Faça você mesmo

Evite comprar algo que você mesmo poderia ter feito e liberte seu lado criativo. Assim, para que esta prática se torne eficiente é necessário que você saiba detalhadamente tudo que foi utilizado naquele produto.

Viu! Com estas dicas é possível minimizar grande parte do lixo gerado em nossa casa. E lembre-se: caso não seja possível evitar a geração de algum produto, tente ao menos reutilizá-lo antes de jogá-lo na primeira lixeira que encontrar pela frente.

Você curtiu este post sobre como reduzir a geração de lixo em casa?

Lembrou-se de outros exemplos? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Veja outras matérias sobre meio ambiente.

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin