Anúncio

Por que e como descartar o óleo de cozinha corretamente?

Porque e como descartar óleo de cozinha
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Jogar o óleo fora corretamente é essencial para o bem estar socioambiental

Muitas pessoas por não terem conhecimento sobre os problemas ambientais e estruturais que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode trazer, após o uso acabam despejando essa substância diretamente no ralo da pia.

Descarte corretamente o óleo de cozinha usado. Fonte Pinterest
Descarte corretamente o óleo de cozinha usado. Fonte Pinterest

Mas, afinal, quais são os problemas associados ao descarte incorreto do óleo de cozinha? Em se tratando de prejuízos estruturais podemos destacar que ao jogar o óleo de cozinha na pia você estará contribuindo para o entupimento dos encanamentos.

Agora, em se tratando de problemas ambientais o descarte incorreto é ainda mais prejudicial. Isso porque, segundo dados da Sabesp 1 litro de óleo de cozinha despejado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água. Muito, não é mesmo?

Por isso, a recomendação é ir armazenando o óleo de cozinha usado em um recipiente com tampa para evitar possíveis vazamentos. Assim, após preencher todo o recipiente procure pontos de coleta, empresas ou ONGs especializadas que realizam esse tipo de coleta seletiva.

Armazene o óleo de cozinha usado em recipientes. Fonte Pinterest

Na dúvida, basta digitar o endereço eletrônico Óleo Sustentável. Para quem não conhece a plataforma Óleo Sustentável saiba que se trata de uma iniciativa conjunta entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE e o Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais – SINDOLEO.

O principal objetivo dessa ação é promover a coleta de óleo de cozinha usado e incentivar a reciclagem desse resíduo. São mais de 2156 pontos de coleta cadastrados e para realizar a busca basta preencher o formulário da plataforma com informações sobre o seu estado, cidade e bairro.

Por fim, vale destacar que pessoas que moram em condomínios residenciais podem levar essa pauta de descarte de óleo de cozinha para as reuniões condominiais, assim em acordo com todos os moradores é possível inclusive estruturar um ponto de armazenamento em uma área do próprio prédio, facilitando posteriormente as etapas de coleta pela empresa especializada.

Então, agora que você já sabe dos problemas associados ao descarte incorreto do óleo de cozinha, nada de jogar essa substância diretamente no ralo da pia, ok?

Beijos

Veja mais Artigos sobre Meio Ambiente:

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio