Anúncio

Resíduo Eletrônico: O que é e Onde Descartar Corretamente

Resíduo Eletrônico: O que é e Onde Descartar Corretamente
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O aparelho celular, a televisão, o liquidificador, a geladeira e outros aparelhos que quebraram ou simplesmente foram substituídos por modelos mais novos, contam com a presença de circuitos eletrônicos internos que não podem ser descartados diretamente no lixo comum. 

Isso porque, quando os compostos e circuitos eletrônicos são expostos em aterros sanitários ou mesmo em pontos de descarte irregular são capazes liberar substâncias tóxicas como Cromo, Chumbo, Cádmio e Mercúrio. Por essa razão, os eletroeletrônicos que estiverem usados ou quebrados precisam ser descartados em postos de coleta especializados. 

Hoje existem cerca de aproximadamente 70 pontos de entrega voluntária de eletroeletrônicos só no Estado de São Paulo.

Mas, afinal, onde descartar o resíduo eletrônico?

Para você que mora na Capital ou Grande São Paulo, basta acessar o site da Coopermiti e descobrir o endereço de descarte de resíduo eletrônico mais próximo da sua residência. 

Vale destacar que nos últimos 10 anos de funcionamento a Coopermiti já reciclou mais de 2 mil toneladas de lixo eletrônico, no entanto, o número certamente poderia ser ainda maior. Isso porque, apesar do engajamento dos paulistanos a cooperativa Coopermiti tem trabalhado apenas com 30% da capacidade de reciclagem.

Além da Coopermiti, separamos mais três empresas que fazem a retirada dos eletroeletrônicos na sua própria casa a partir de agendamento.

Reciclo Inteligência Ambiental S/A: Empresa que recolhe lixo eletrônico, trabalhando na gestão desde a coleta até a revenda dos materiais, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, garantindo a máxima recuperação dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável.

Recicla Digital: Sua missão é diminuir os impactos gerados no meio ambiente para um desenvolvimento consciente e sustentável. Possuem parcerias com condomínios, empresas e escolas.

Sobreira Lixo Eletrônico: Empresa familiar estimulada pelo desafio da redução da geração de resíduos por meio da reciclagem, e acreditam que trabalhando nessa área, irão contribuir para minimizar a contaminação de solos e cursos d’águas decorrentes do descarte incorreto.

Agora que você já sabe da importância de descartar os resíduos eletrônicos em pontos de coletas especializados, compartilhe esse post com seus familiares e amigos para que possam destinar seus resíduos de forma correta.

Beijos e até o próximo post!

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio