Anúncio
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Apostila Gratuita Ensina Como Fazer em Casa

A maior parte das tintas que conhecemos e usamos nos dias de hoje são repletas de compostos químicos, mas saiba que isso nem sempre foi assim. Segundo dados históricos, pode-se afirmar que a primeira tinta criada em laboratório só surgiu em 1856. Antes disso, os povos se utilizavam de tintas naturais, como destaca a apostila disponibilizada gratuitamente por Jhon Bermond.

Jhon Bermond, artista capixaba, que se aventura pelo universo da permacultura, compartilha em sua apostila online a surpreendente ideia de fabricar tintas naturais em casa.

Jhon Bermond compartilha em sua apostila diferentes formas de fabricar tintas naturais. Fonte: Pinterest

No decorrer do conteúdo, dividido em 12 páginas e intitulado Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais, Bermond retrata o contexto histórico da arte da pintura e seguidamente explica as diferentes formas de obter as tintas naturais, bem como, quais substâncias aglutinantes, devem ser utilizadas ao longo do processo de criação.

Crie belas ilustrações com as tintas naturais. Fonte: iStock

Segundo Bermond, os pigmentos responsáveis pela coloração podem ser obtidos por meio de raízes, folhas, frutos e pétalas, enquanto os aglutinantes que fazem a tinta aderir a uma determinada superfície são conseguidos a partir da gema e clara de ovo, baba de babosa, óleo de linhaça, entre outros. Já os fixadores e conservantes podem ser obtidos, por exemplo, por meio de limão, vinagre e sal grosso.

Você curtiu esse post sobre como fazer tintas naturais? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e incentive seus amigos e familiares a produzirem suas próprias tintas naturais em casa.

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio