Anúncio

Feminino e Masculino, dois polos dentro de você

Feminino e Masculino, os dois polos dentro de você, Aromaterapia
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os dois polos energéticos que você possui e talvez não de importância.

Somos seres individuais e únicos.

Nossa personalidade é moldada no passar dos anos através de experiências marcantes e também pelo ambiente que nos rodeia. E por conta de sermos tão únicos, sempre visamos exaltar as diferenças que existem entre nós, mas temos tantas semelhanças!

E quando digo isso, não me refiro ao físico ou que as vezes passamos por situações semelhantes, me refiro à energia.

Todos somos formados de energia! E todos temos a energia do feminino e do masculino em nossa essência.

As duas polaridades de energias que se completam, não se sobrepõem e não se destoam, pois o ideal é que estejam em equilíbrio.

É como se fosse a relação já conhecida do ying e yang. Onde ying representa o feminino, a Lua, a absorção, o acolhimento e a receptividade. E o yang representando o masculino, o Sol, a atividade e a realização.

Assim como ying e yang são o equilíbrio, a energia feminina e masculina assim também, precisam estar.

Buscar o equilíbrio energético das duas polaridades está diretamente ligada a nossa vontade de evolução e de auto conhecimento. 

Sinais de Desequilíbrio

Como já falamos não importa se somos homens ou mulheres, todos possuímos características de energia masculina e feminina. Quando as energias estão em desequilíbrio, diversos fatores podem contribuir para que isso tenha ocorrido.

Analisando a complexa realidade que estamos vivendo, quantos homens e mulheres não cresceram ouvindo as frases abaixo?

“homem não chora; homens são mais fortes que as mulheres; mulheres devem se dedicar e cuidar da casa; homens são responsáveis por trazer o sustento para dentro de casa; vai brincar só com as meninas; vai brincar só com os meninos; meninas são mais frágeis.”

E quantos outros exemplos mais não teríamos né?

Não é só uma questão de machismo,  que é uma clara indicação da distorção entre o entendimento do conceito do que é a energia masculina e o feminina. Mas também porque com esse padrão de pensamento inserido nas crianças desde novas já há a divisão de mulheres e homens são diferentes e que não há um ponto em comum.

Viemos de gerações onde homens eram estimulados somente na sua energia masculina e mulheres na polaridade feminina.

E com a mudança desse cenário, mulheres estão trabalhando (e muito), homens sendo peça principal dentro de casa, cuidando dos filhos, cozinhando, etc.

Consegue imaginar a bagunça que não deve ser?

Mulheres potencializando somente a energia masculina por conta desse cenário, e vice versa. Temos que ter um olhar para nós mesmos para que possamos achar um denominador comum e o ponto de equilíbrio dentro de nós para que essa transformação ocorra da forma mais natural possível.

Há uma frase famosa (provável ser de Che Guevara, mas não há fontes que confirmrm), que diz: “Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás”

Ou seja, temos que amadurecer, que nos fortalecer, mas sem perder a ternura, a doçura, o olhar de delicadeza para o nosso dia a dia. O equilíbrio. 

Como a Aromaterapia pode ajudar?

Na Aromaterapia há óleos essenciais que utilizados da forma correta podem auxiliar no equilíbrio dessas polaridades.

Para movimentar a energia feminina, temos o gerânio e o ylang-ylang como exemplos de aromas mais florais e delicados, que em sua atuação emocional, nos abre a receptividade, controla os impulsos e eleva a sensação de acolhimento.

Já na energia masculina, temos o cedro e vetiver, com aroma amadeirado . Nos fortalece e coloca nosso racional em foco para que tenhamos direcionamento maior nos nossos objetivos!

Utilizados como aromatizador de ambiente ou pessoal, nos momentos de necessidade de uma das duas polaridades energéticas, podem ser grandes aliados na busca do equilíbrio do feminino e do masculino!

Veja mais matérias sobre Aromaterapia:

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio