Anúncio

Seu corpo é um Arco Íris

os 7 chakras
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quais os chakras principais do nosso corpo e como cuidar?

Sabia que em nosso corpo energético há um arco-íris? Em nosso corpo há 7 centros energéticos principais, que chamamos de chakra. De uma forma simplificada, eles são responsáveis em fazer a conexão entre o meio ambiente, captando a energia vital que nos ronda, e também as vibrações de nosso corpo energético para o nosso organismo (corpo físico).

Podemos dizer que são eles o caminho pelo qual o nosso    é nutrido com o que pensamos que reverbera em nosso corpo energético e com o ar que respiramos, os ambientes que frequentamos. Esses fatores podem ajudar a manter o equilíbrio de nossa saúde, assim como prejudicá-la. Cada chakra é responsável por uma glândula principal em nosso corpo físico e às ações correspondentes de cada uma.

Se estamos com nossos chakras em equilíbrio, tanto nossas reações à situações atípicas em nossa rotina ficam mais leves, pensamos com mais clareza e dificilmente ficamos doentes. Mas ainda assim é possível desequilibrá-los. Como?

Se estamos sob o efeito de uma forte tensão emocional, um chakra pode diminuir sua frequência, não permitindo que a energia flua livremente. Isto afeta os órgãos regidos pelos chakras, os quais adoecem, ou seja, deixam de receber toda a energia necessária ao perfeito funcionamento. E tudo isso por conta de uma baixa vibração de nossos pensamentos e emoções. As emoções e os pensamentos têm o poder de afetar a saúde, porque ficam registrados, em primeiro lugar, a nível mental e emocional, indo então afetar o corpo físico.

Tomar consciência das nossas emoções é fundamental para evitar que estas se direcionem ao inconsciente e se transformem em doenças crônicas.

Como falamos, cada chakra é correspondente a uma glândula. E cada um deles possui uma cor específica. Veja na tabela abaixo:

Vamos detalhar cada um deles, começando do básico, vermelho, ao coronário, lilás!

Chakra Básico – Cor Vermelha

“Seu principal aspecto é a inocência. A inocência é a qualidade através da qual nós experimentamos a alegria pura da criança, sem as limitações de preconceitos ou condicionamentos. É a sabedoria interior que está sempre presente nas crianças pequenas, e que fica, algumas vezes, oculta por nossos modernos estilos de vida. É, porém, uma qualidade que existe eternamente dentro de nós e não pode ser destruída.”

FUNÇÕES: Sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material, energia física.
✓ DISFUNÇÕES: Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, dor.
✓ GLÂNDULA: Suprarrenal.
✓ ÓRGÃOS: Rins, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata, anemia, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa.

Chakra Sacro Sexual – Cor Laranja

“O segundo chakra é o chakra da criatividade, atenção pura e conhecimento puro. É aquele que nos conecta à fonte interior de inspiração e nos capacita a experimentar a beleza que existe em torno de nós. O conhecimento puro dado por esse chakra não é mental, mas é uma percepção direta da Realidade, que pode ser sentida nas palmas de nossas mãos e indica nossos bloqueios sutis.”

✓ FUNÇÕES: reprodução e propagação da espécie, sexualidade.
✓ DISFUNÇÕES: Controle, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão, inveja.
✓ GLÂNDULAS: Gônadas, glândulas sexuais masculinas e femininas (testículos e ovários).
✓ ÓRGÃOS: Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.

Chakra Plexo Solar –  Cor Amarela

“. O terceiro chakra é aquele que nos fornece a sensação de completa satisfação e contentamento. É o centro que nos torna pacíficos e generosos, e que também sustenta nossa ascensão espiritual. Estabelecer este centro nos ajuda a livrarmo-nos de todos os nossos maus hábitos, preguiça, apegos a coisas inferiores, e tudo que nos escraviza de uma forma ou de outra: nós nos tornamos nosso próprio mestre.”

✓ FUNÇÕES: Personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas.
✓ DISFUNÇÕES: Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira.
✓ GLÂNDULA: Pâncreas.
✓ ÓRGÃOS: Baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.

Chakra Cardíaco – Cor Verde

“Canal de movimentação dos sentimentos. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial. O quarto chakra, o chakra do coração, é o local onde reside nosso Espírito, nosso verdadeiro Eu, que é eternamente puro e não pode ser afetado por nada, como um brilhante diamante escondido dentro de nós que testemunha todas as nossas ações.  É a partir do nosso coração que a compaixão e o amor se manifestam, e é também o chakra do coração que nos dá o senso de responsabilidade e o comportamento puro em relação aos outros.”

✓ FUNÇÕES: Amor Incondicional, união, sistema imunológico.
✓ DISFUNÇÕES: Desilusão, transição, pânico, depressão.
✓ GL NDULA: Timo.
✓ ÓRGÃOS: Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome de pânico e incapacidade de amar.

Chakra Laríngeo – Cor Azul Celeste

“O quinto chakra é o chakra da diplomacia, dos relacionamentos puros com os outros, e do alegre desapego. Ele remove todas as nossas culpas e remorsos e nos dá uma voz gentil e compassiva. A tendência de dominar os outros ou de se sentir dominado pelos outros, os sentimentos de superioridade ou de inferioridade e todos os ciúmes são removidos quando este chakra é nutrido positivamente. Também, é o chakra que nos dá a conexão com o todo, permitindo-nos sentir nossa unidade e o fato de que somos todos parte e parcela do Todo.”

✓ FUNÇÕES: Comunicação, criatividade, iniciativa, independência.
✓ DISFUNÇÕES: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto reprovação, submissão.
✓ GLÂNDULA: Tireoide.
✓ ÓRGÃOS: Garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social.

Chakra Frontal – Cor Azul Índigo

“O sexto chakra é o chakra do perdão e da compaixão. O perdão é o poder de deixar sair a ira, o ódio e o ressentimento e de descobrir, com humildade, a nobreza e a generosidade do Espírito. É este chakra que dissolve todo o nosso ego, condicionamentos, hábitos, falsas ideias e todas as nossas identificações errôneas. É a porta estreita que abre o caminho para nossa consciência ascender a seu destino final, que é o sétimo chakra.”

✓ FUNÇÕES: Intuição, paranormalidade, percepção extra-sensorial. Raciocínio lógico.
✓ DISFUNÇÕES: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação.
✓ GLÂNDULA: Pituitária.
✓ ÓRGÃOS: Sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (rinite), falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões.

Chakra Coronário – Cor Lilás

“O sétimo centro é o chakra que integra todos os demais chakras com suas respectivas qualidades. É o último marco da evolução da consciência humana. Atualmente, nós nos encontramos em um nível que corresponde a este chakra e nossa consciência é capaz de facilmente penetrar neste novo reino de percepção, que está além de nossa mente limitada e de nossos conceitos e que se torna absoluta ao nível desse chakra. É a percepção direta e absoluta da Realidade em nosso sistema nervoso central.”

✓ FUNÇÕES: Ligação com energias superiores, plenitude.
✓ DISFUNÇÕES: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão.
✓ GLÂNDULA: Pineal.
✓ ÓRGÃOS: Cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo.

Cada um dos chakras, com sua respectiva cor, formam um arco íris em seu corpo! Em equilíbrio pela compreensão do significado de cada um, podemos ter mais momentos de equilíbrio emocional, melhor saúde, melhor autoestima e empatia!

Algumas maneiras de ajudar os chakras a se harmonizarem:

• Meditação;
• Contato com a Natureza
• Sons, Mantras, Música;
• Utilização de Cores (Cromoterapia);
• Usar vários tipos de aromas (Aromaterapia);
• Ingerir alimentos que contenham substâncias necessárias para uma maior
energização;
• Exercícios energizantes;
• Quantidade e qualidade de descanso e sono adequados para reposição energética.

Anúncio

Deixe seu comentário...

Com o facebook...

Ou com seu e-mail...

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Anúncio